Requisitos para uso do FGTS na compra de imóvel.

Se você optou pelo financiamento bancário para adquirir seu imóvel, um ponto positivo é que o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para amortizar uma parte razoável da dívida.



Dessa forma as despesas com os juros irão diminuir, dando uma maior tranqüilidade paraquitar o saldo devedor.

O FGTS também pode ser usado para quem já tem um montante suficiente para adquirir o imóvel à vista. Nesse caso o saldo apenas serviria para completar a oferta de compra. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), todo trabalhador tem direito ao uso do FGTS na compra da casa própria. Para isso é preciso obedecer a apenas alguns pré-requisitos. Veja o quadro desta matéria.

Outros cuidados a serem tomados:

A documentação deve ser apresentada através de cópia legível acompanhada dos originais, ou em cópias autenticadas. No caso de casais, apresentar toda a relação dos documentados acima, juntamente com a certidão de casamento e, se for o caso, apresentar certidão de concubinato, declaração original de que a identidade do endereço decorre de uma união conjugal estável, de natureza familiar, pública e duradouro.
Na aquisição de um imóvel fora do seu município, você deve comprovar que reside no local há pelo menos um ano, apresentando dois documentos originais e cópias, da seguinte relação:

•Contrato de aluguel;
•Contas de água, luz, telefone ou gás;
•Recibos de condomínio;
•Declaração do empregador ou do banco onde tenha conta corrente.


Fonte: Caixa - Adaptado por Resumo Imobiliário.

0 comentários