Nem sempre as pessoas confiam na primeira informação que recebem e assim é comum uma mesma pergunta de uma mesma pessoa em vários fóruns diferentes para confirmar a informação que buscou via internet. Decisão sábia pois em termos de internet deve-se buscar informações confiáveis e assim os blogs e Sites bem como fóruns mais confiáveis são aqueles mais visitados.
Assim surgiu um email que me perguntava o que fazer para retirar o nome do CADMUT que segundo quem perguntou, tinha sido cadastrado indevidamente pois não estava inadimplente com seu financiamento imobiliário.


Afinal o que é CADMUT ??????

É o Cadastro Nacional de Mutuários ou seja, um cadastro geral onde são cadastradas todas as pessoas que adquiriram imóveis por financiamento ou receberam por doação da prefeitura ou estado onde contém os dados destas pessoas e dos imóveis adquiridos em conformidade com a matricula imobiliária.
Toda vez que você comprar um imóvel financiado ou recebe-lo doado pelo poder público seu nome é inserido neste cadastro juntamente com os dados do imóvel e assim evita fraude contra o sistema financeiro que pode consultar o cadastro e saber que você já tem um imóvel financiado.
Quando o financiamento á quitado seu nome deve ser retirado deste cadastro pelo credor.
È um cuidado que se deve ter para que seu nome não permaneça além do necessário e evitar assim em um financiamento futuro ter a desagradável suspresa de saber que seu nome ainda esta no cadastro.
Nem sempre o credor lembra de retira-lo. No Site da Caixa Econômica Federal você se cadastra, cria login e senha e consulta (link abaixo da foto),quando funciona, o que nem sempre acontece.

Portanto, quando alguém lhe disser que seu nome esta neste cadastro por inadimplência, informe esta pessoa de que não se trata de um cadastro de inadimplentes e sim apenas um cadastro obrigatório de informações sobre todos que compram imóveis financiados, como compram e quem são.
Neste cadastro irá constar a forma de aquisição e é uma maneira de os bancos saberem que você já tem um imóvel financiado na cidade em que esta solicitando novo financiamento, que você a poucos meses usou seu FGTS para dar de entrada na compra,etc.

Quando você quita o financiamento com os bancos e financeiras eles automaticamente excluem teu nome mas quando for imóvel da prefeitura ou estado convém ao quitar confirmar a exclusão pois costumam "esquecer" de fazer a baixa no cadastro. É nesta hora que você terá que ter paciência com o site da CEF onde fará a consulta(link da foto deste texto) pois nem sempre eele esta funcionando corretamente. Hoje ao testa-lo estava em perfeito funcionamento.

Simples assim, evita-se confusão quanto a real funcionalidade do Cadumut.
 
Texto gentilmente cedido por Saber Imobiliário.
 
Confira nossas ofertas de Apartamento nos Jardins em São Paulo:

http://www.apartamentonosjardins.com.br/

0 comentários